Fluir Terapias Integradas

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Organizando o espaço de estudos de seu filho

Organizando o espaço de estudos de seu filho

Um novo ano escolar está começando e com ele muitas tarefas, compromissos e atividades. Para que a criança possa se desenvolver de forma adequada e ter um ano de sucesso na escola é muito importante ajudá-la a se organizar desde esse comecinho. Assim, o ano pode passar de forma mais leve e tranquila.

Organize, com a criança, um espaço na casa para os estudos. Pode ser na sala (se não for lugar de muita gente passando ou muito barulho) ou no próprio quarto dela. Este espaço deve ser arejado e bem iluminado, deve ter mesa e cadeira adequados ao tamanho da criança e os materiais que ela precisa para realizar as tarefas (lápis, borracha, canetas coloridas, régua, tesoura, papéis, livros e cadernos,…). É importante que esse espaço não tenha muitos distratores por perto, como brinquedos ou telas. Monte um calendário com a criança e deixe em um lugar visível. Customizem, preencham os dias, os compromissos fixos e a ensine a marcar as tarefas que tem para fazer e as já feitas.

Garanta na rotina um horário fixo para os estudos diários, assim a criança desenvolverá esse hábito, muito necessário em seu percurso escolar. Mesmo em dias em que ela não tenha lições de casa da escola, proporcione esse momento para desenhar, escrever ou ler histórias, jogar jogos de tabuleiro, fazer pinturas, modelagens ou construções. No início, sentar junto ou estar por perto pode ser necessário, até que aos poucos, a criança se acostuma e assume esse espaço e esse momento em sua rotina diária.

Sandra Lobo é Psicopedagoga da Clínica Fluir Terapias Integradas

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O que é uma sessão de devolutiva?

Ao final do processo de avaliação que se inicia com a entrevista com os responsáveis e continua com a avaliação da criança propriamente dita, temos a sessão de devolutiva da avaliação. Consideramos esta uma das sessões mais importantes.
Nesta sessão apresentamos o relatório da avaliação. Lemos o resumo dos dados obtidos na anamnese, confirmamos algumas informações e acrescentamos outras perguntas que possam ter surgido após o contato direto com a criança. Mostramos os resultados da avaliação, verificamos se está de acordo com a percepção da família e esclarecemos as dúvidas. Damos o diagnóstico fonoaudiológico e falamos sobre a conduta indicada naquele momento. Por fim, orientamos a família sobre como proceder em casa em relação às dificuldades apresentadas pela criança e como podem criar uma rotina e um ambiente comunicativo mais favorável ao seu desenvolvimento.