Você já ouviu falar em avaliação neuropsicológica?
Hoje queremos conversar sobre essa ferramenta tão importante para compreender, de forma profunda, o desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional de crianças e adolescentes.
A avaliação neuropsicológica é um processo clínico realizado por neuropsicólogos com formação especializada, que tem como objetivo entender como a criança ou o adolescente aprende, se comunica, organiza o pensamento, se relaciona com os outros e lida com o mundo ao redor. Ela nos ajuda a identificar pontos fortes e desafios em áreas como atenção, memória, linguagem, funções executivas (planejar e monitorar comportamentos e ações), aprendizagem, comportamento e regulação emocional.
Esse tipo de avaliação é especialmente útil quando há dúvidas sobre o desenvolvimento, o desempenho escolar ou o comportamento da criança. Pode ser indicada, por exemplo, em casos de suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento como: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos Específicos de Aprendizagem (dislexia, discalculia), Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades, alterações de comportamento, quadros ansiosos ou depressivos, ou mesmo para compreender melhor situações complexas que envolvem múltiplos fatores.
Mas para que serve, na prática?
A avaliação neuropsicológica orienta decisões importantes sobre o cuidado com a criança. Ela contribui com o trabalho de outros profissionais da saúde e educação (como médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais…) e com a escola, oferecendo recomendações personalizadas para o apoio e o desenvolvimento da criança ou adolescente. Além disso, é um instrumento valioso para as famílias, pois favorece o entendimento das necessidades da criança e fortalece os vínculos de cuidado.
Como funciona?
A avaliação é composta por etapas cuidadosamente planejadas:
- Entrevista(s) inicial(is) com os responsáveis (e, quando possível, com a criança ou adolescente);
- Sessões presenciais para aplicação de testes neuropsicológicos e atividades de avaliação;
- Análise detalhada dos dados coletados;
- Elaboração de um relatório completo, com explicações acessíveis e recomendações práticas;
- Uma entrevista de devolutiva com a família e, quando necessário, uma conversa com a escola e demais profissionais que acompanham a família.
Em geral, o processo completo acontece ao longo de 8 a 10 encontros, e pode envolver uma visita à escola, quando apropriado.
Aqui na clínica, a avaliação é conduzida com muito cuidado, empatia e respeito ao tempo e às particularidades de cada criança. Nosso objetivo é que esse processo traga clareza, acolhimento e caminhos possíveis – tanto para a família quanto para os profissionais envolvidos no cuidado e na educação da criança.
No próximo texto, vamos conversar sobre as avaliações realizadas com adultos e idosos: quando são indicadas e como podem ajudar no diagnóstico e planejamento de cuidados em saúde mental e neuropsicologia.
Até lá!
Natália Becker é Psicóloga e Neuropsicóloga da Clínica Fluir Terapias Integradas