Fluir Terapias Integradas

Reflexões sobre a Gagueira no adulto

Reflexões sobre a Gagueira no adulto

Muito se ouve falar sobre a gagueira na infância, os tratamentos e possíveis impactos na ausência do tratamento adequado, principalmente em relação ao bullying. É consenso entre os estudiosos da área que a intervenção fonoaudiológica em momento oportuno, ou seja, o mais próximo possível de seu início, é fundamental para a redução dos impactos da gagueira, e para promover uma fala mais fluente.

Por outro lado, a criança que não recebe a intervenção adequada no início do surgimento da gagueira, tem mais chances de continuar gaguejando ao longo da vida e vivenciar desafios relacionados à comunicação.

Na vida adulta a gagueira está presente em 1% da população mundial e seus impactos vão além do bullying sofrido na escola ou entre os amigos. Adultos que gaguejam referem dificuldade em se comunicar como desejam, alguns optam por trabalhos que exijam menos comunicação e, até mesmo, deixam de se candidatar a promoções de cargo por se julgarem inferiores, em relação às suas habilidades comunicativas. Nem sempre a gagueira é percebida por todos os ouvintes, pois alguns adultos desenvolvem habilidades de esconder ou mascarar sua gagueira, desistindo de falar, trocando palavras por sinônimos, incluindo alguma expressão no início da fala ou mudando de assunto. Apesar disso, estas pessoas referem haver um enorme desgaste mental em monitorar a sua fala o tempo todo e acabam se frustrando nos momentos em que perdem este controle. Outras pessoas dizem ter mais dificuldade em situações específicas, como falar ao telefone, enviar mensagens de áudio, conversar com chefes ou figuras de autoridade, e ainda, aquelas que gaguejam mais com os familiares ou pessoas mais próximas.

A fonoterapia, presencial ou remota, também é indicada para adultos que gaguejam e tem papel fundamental no processo de compreensão e aceitação da gagueira e na redução das disfluências gagas e do esforço para falar, por meio de diferentes técnicas. Além disso, a fonoterapia busca fortalecer o indivíduo enquanto comunicador em potencial, para além de suas dificuldades e prepará-lo para situações de enfrentamento.

Olhar para estes adultos que gaguejam de forma empática, ouvir o que eles têm a dizer apesar de sua fala gaguejada e oferecer-lhes as mesmas oportunidades de uma pessoa que não gagueja, é a prática de respeito que cabe ao interlocutor.

Aos adultos que gaguejam, buscar tratamento com fonoaudiólogos especializados e participação em grupos de apoio a pessoas que gaguejam, que existem em todo o Brasil, pode ser transformador, reduzindo as limitações por vezes impostas durante toda a vida, e promovendo mais qualidade de vida e acesso aos seus direitos enquanto cidadão.

Bianca Ponciano é Fonoaudióloga da Clínica Fluir Terapias Integradas

COMPARTILHE:

Qual a importância do Sono para as crianças e adolescentes?

Ter uma boa noite de sono auxilia a redução de sonolência diurna, melhora de foco e concentração, consolidação de memória, regulação de humor e redução de estresse e de reatividade. Ao perceber qualquer indício de problema para dormir é necessário que os pais busquem ajuda com profissional especializado em Sono. Este profissional irá identificar, fará encaminhamentos necessários e organizará o tratamento do Distúrbio de Sono, visando reduzir os sintomas relacionados e melhorar a qualidade de vida.

Férias de julho – tempo de descobertas e conexões para crianças, adolescentes e famílias

As férias estão chegando e com ela vem a imagem do caos para muitas famílias. Crianças e adolescentes sem compromissos, sono atrapalhado, alimentação descuidada e muito tédio para administrar. A imagem torna-se um cenário aparentemente sem solução quando acontece a quebra de rotina escolar e a manutenção das atividades laborais dos pais. O que fazer? Será que não há alternativa entre a rotina e o caos?
Convidamos vocês a leitura e esperamos que ao final concorde conosco que há muitas possibilidades entre a rotina e o caos que poderão fazer das férias uma oportunidade única para fortalecer vínculos, promover desenvolvimento além de criarem memórias