Na pandemia de Covid 19 as consultas presenciais tiveram que ser suspensas de um dia para o outro, sem tempo para nos prepararmos. Imediatamente começamos a atender de forma remota/online e logo desenvolvemos recursos e estratégias terapêuticas que foram sendo aprimoradas ao longo do tempo. Isto possibilitou a continuidade do atendimento de todos os pacientes, inclusive de crianças pequenas.
Felizmente a pandemia acabou e voltamos a atender a maioria dos pacientes de forma presencial. Contudo, o que aprendemos com os atendimentos remotos durante a pandemia nos mostrou que esta é uma modalidade de atendimento eficaz e que foi regulamentada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Na Clínica Fluir Terapias Integradas, os atendimentos online/remotos, também denominados de teleconsultas, continuam acontecendo. A teleconsulta possibilita o atendimento a pessoas que residem em outras cidades, outros estados e inclusive fora do país. Esta modalidade de consulta é também uma alternativa que facilita muito a logística de quem, mesmo morando em São Paulo, tem dificuldade em se deslocar para o atendimento presencial. A teleconsulta possibilita também a continuidade dos atendimentos durante períodos de viagem.
Muitos adultos que começaram a ser atendidos durante a pandemia, se adaptaram tanto a esta modalidade que optaram por continuar em atendimentos remotos.
Para as crianças, o atendimento remoto virou uma opção para os dias em que estão impossibilitadas de comparecer ao consultório por estarem com alguma virose ou sem terem como se deslocar para a clínica, mantendo a frequência dos atendimentos e possibilitando uma melhor eficiência do tratamento.
Notamos que a possibilidade das entrevistas iniciais, devolutivas e reuniões periódicas de orientação às famílias serem remotas têm facilitado a participação tanto das mães como dos pais, com impacto positivo no processo terapêutico das crianças.
Reuniões com professores e outros profissionais que atendem nossos pacientes também têm sido realizadas de forma remota, otimizando a agenda e evitando a necessidade de deslocamento dos profissionais.
Para se assegurar uma boa qualidade da teleconsulta é preciso atenção a alguns aspectos importantes, como estar em um local da casa com boa conexão, iluminado, silencioso e privativo. É importante também que o ambiente esteja organizado e sem distrações como outras crianças, pets ou TV ligada. Para o atendimento a crianças enfatizamos que elas devem estar prontas minutos antes do horário da sessão, tendo sido alimentadas, tomado água e ido ao banheiro. Estar com todo o material solicitado ao lado e ter um adulto de apoio por perto também é necessário.
A Clínica Fluir oferece atendimentos presenciais, remotos e híbridos (alternando sessões presenciais e remotas), definidos a partir das características de cada paciente. Todas as modalidades de consultas têm a mesma frequência, duração e valor. Para crianças pequenas, algumas vezes optamos por dividir a sessão de 40 minutos em duas de 20 minutos cada.
Camila Di Ninno é fonoaudióloga da Clínica Fluir Terapias Integradas