Fluir Terapias Integradas

LOGO FLUIR TERAPAIS INTEGRADAS

Mindfulness, como esta prática pode ajudar as crianças?

Mindfulness, como esta prática pode ajudar as crianças?

Tudo pronto, o ano enfim começou! Organizamos tudo para que as atividades fluam da melhor maneira possível. Horários, local de tarefas e brincadeiras que estimulem e contribuam para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

E como estão as crianças? Como se sentem com a chegada deste novo ano?

Em um mundo mais e mais complexo, cheio de tecnologia e com informações vindas a todo o momento, de todos os lados e onde todos são perfeitos, como nossas crianças se sentem e lidam com tudo isso? Desenvolver aprendizado por meio de vivências da atenção plena pode melhorar habilidades cognitivas, socioemocionais e promover bem-estar, criando um ambiente mais leve, com mais qualidade e melhores relacionamentos.

Este aprendizado pode ser propiciado em um ambiente seguro onde as crianças  aprendam, de forma lúdica, a lidar com o momento presente, desenvolvendo consciência do corpo, mente e emoções com práticas simples de Mindfulness.

As práticas Mindfulness são realizadas em atividades cotidianas nas quais levamos a atenção, de maneira intencional, às pequenas coisas (boas ou ruins) à medida que elas vão aparecendo. Tendo esta atenção, podemos ver quais pensamentos surgem, como impactam no corpo e os sentimentos envolvidos, simplesmente sentindo. As atividades são conduzidas com orientação terapêutica, de maneira individual (sempre com a criança assistida por um familiar ou responsável) e podem ser levadas para o ambiente familiar (durante a alimentação, brincadeiras e sono, por exemplo) ou, para a escola (levando a atenção em execução de tarefas, desafios e conquistas).

Benefícios da prática Mindfulness de forma regular:

Desperta a curiosidade e desenvolve a criatividade. Melhora a capacidade de atenção, o rendimento escolar, a habilidade de escutar, as relações sociais e a qualidade do sono. Diminui a impulsividade e a reatividade, os conflitos sociais, o estresse, a ansiedade, a tristeza e o medo.

Eveli Truksinas é Fonoaudióloga e Instrutora de Mindfulness da Clínica Fluir Terapias Integradas

COMPARTILHE:

O que é uma sessão de devolutiva?

Ao final do processo de avaliação que se inicia com a entrevista com os responsáveis e continua com a avaliação da criança propriamente dita, temos a sessão de devolutiva da avaliação. Consideramos esta uma das sessões mais importantes.
Nesta sessão apresentamos o relatório da avaliação. Lemos o resumo dos dados obtidos na anamnese, confirmamos algumas informações e acrescentamos outras perguntas que possam ter surgido após o contato direto com a criança. Mostramos os resultados da avaliação, verificamos se está de acordo com a percepção da família e esclarecemos as dúvidas. Damos o diagnóstico fonoaudiológico e falamos sobre a conduta indicada naquele momento. Por fim, orientamos a família sobre como proceder em casa em relação às dificuldades apresentadas pela criança e como podem criar uma rotina e um ambiente comunicativo mais favorável ao seu desenvolvimento.