Fluir Terapias Integradas

LOGO FLUIR TERAPAIS INTEGRADAS

O que é uma sessão de devolutiva?

O que é uma sessão de devolutiva?

Ao final do processo de avaliação fonoaudiológica, que se inicia com a entrevista com os responsáveis (anamnese) e continua com a avaliação propriamente dita da criança, é feita a análise dos dados encontrados para que então possamos marcar a sessão de devolutiva. Consideramos este momento uma das sessões mais importantes e, por esta razão, se houver mais de um responsável pela criança, é muito importante que ambos estejam presentes.

Nesta sessão, que pode ser presencial ou remota, apresentamos o relatório da avaliação. Lemos o resumo dos dados obtidos na anamnese, confirmamos algumas informações e acrescentamos outras perguntas que possam ter surgido após o contato direto com a criança. Mostramos então, a análise dos resultados encontrados durante o período avaliativo, esclarecemos todas as possíveis dúvidas e verificamos se o resultado encontrado está de acordo com a percepção da família. Falamos também sobre a hipótese diagnóstica e conversamos sobre a conduta  indicada naquele momento.

Caso seja indicado a terapia fonoaudiológica, explicamos como se dará esse processo, a periodicidade e duração das sessões, a previsão de tempo de tratamento e a forma de participação da família, a fim de otimizar os resultados.

Fazemos, quando necessário, encaminhamento para exames ou avaliação com outros especialistas. Abordamos a importância da parceria com a escola e outros profissionais que acompanham a criança e pedimos autorização para entrarmos em contato e compartilharmos o relatório da avaliação.

Apresentamos também as normas de funcionamento da clínica, garantindo a clareza do nosso trabalho e esclarecendo as dúvidas sobre a parte administrativa e burocrática, oferecendo um espaço confortável e aberto para o esclarecimento das possíveis dúvidas e sugestões que possam agregar valor ao nosso funcionamento.

Por fim, orientamos a família sobre como proceder em casa com relação às dificuldades apresentadas pela criança e como podem criar uma rotina e um ambiente comunicativo mais favorável ao seu desenvolvimento. Entendemos que a rotina de cada família é diferente e durante o processo terapêutico, buscamos adequar as atividades propostas para fazer em casa a essas rotinas, tornando o momento das atividades o mais prazeroso possível.

Camila Di Ninno é fonoadióloga da Clínica Fluir Terapias Integradas

COMPARTILHE:

O que é uma sessão de devolutiva?

Ao final do processo de avaliação que se inicia com a entrevista com os responsáveis e continua com a avaliação da criança propriamente dita, temos a sessão de devolutiva da avaliação. Consideramos esta uma das sessões mais importantes.
Nesta sessão apresentamos o relatório da avaliação. Lemos o resumo dos dados obtidos na anamnese, confirmamos algumas informações e acrescentamos outras perguntas que possam ter surgido após o contato direto com a criança. Mostramos os resultados da avaliação, verificamos se está de acordo com a percepção da família e esclarecemos as dúvidas. Damos o diagnóstico fonoaudiológico e falamos sobre a conduta indicada naquele momento. Por fim, orientamos a família sobre como proceder em casa em relação às dificuldades apresentadas pela criança e como podem criar uma rotina e um ambiente comunicativo mais favorável ao seu desenvolvimento.