A fonoterapia convencional costuma ser realizada em um modelo de atendimento com uma ou duas sessões semanais, mas esta não é a única forma de atendimento existente. Como alternativa, existe o modelo de Fonoterapia Intensiva ou de alta frequência indicado tanto para crianças como para adolescentes e adultos. Neste modelo, o paciente é atendido diariamente uma ou mais vezes por dia, em módulos que variam de uma semana a dois meses de duração.
Na literatura diversos estudos compararam as duas modalidades de atendimento para diferentes casos, dentre eles destacamos o atendimento a pacientes com transtornos da fala decorrentes da fissura labiopalatina, apraxia de fala na infância e pacientes que gaguejam. Estes estudos mostraram que a Fonoterapia Intensiva é uma opção de intervenção viável, confiável e eficiente, com resultados similares ou superiores à modalidade convencional. Pesquisas mostram que os resultados observados imediatamente após o programa são mantidos .
A vantagem deste modelo sobre o convencional é promover um ganho intensificado em um menor espaço de tempo. A fonoterapia diária, pela proximidade e frequência das sessões, possibilita uma melhor percepção da própria fala e das mudanças necessárias para se atingir a nova fala desejada. Costuma haver maior motivação do paciente e envolvimento da família ao tratamento por estarem neste período afastado de sua rotina diária e poderem focar apenas na fonoterapia.
Portanto, com a Fonoterapia Intensiva pode-se reduzir o número total de horas necessárias para se alcançar os resultados desejados. Desta forma, apesar do investimento inicial ser maior, o custo para se atingir o mesmo resultado é menor. É possível também conseguir avanços em casos com pouca evolução na modalidade convencional.
A Fonoterapia Intensiva pode ser um módulo inicial ou intermediário da fonoterapia convencional ou uma proposta integral de intervenção. Além disso, este modelo possibilita o atendimento presencial de pacientes que residem em locais que não contam com tratamento especializado.
A equipe da Clínica Fluir Terapias Integradas atende na modalidade de Fonoterapia Intensiva presencial ou remota, crianças, adolescentes e adultos que apresentam transtornos da fala e da fluência. O número de sessões diárias e a duração do módulo são estabelecidos individualmente de acordo com a avaliação da equipe e a possibilidade de cada família. O programa pode ser realizado ao longo do ano ou no período de férias escolares.
Se você tem interesse sobre a Fonoterapia Intensiva, entre em contato conosco para mais informações.
Camila Di Ninno é fonoaudióloga da Clínica Fluir Terapias Integradas