A avaliação fonoaudiológica da fala é um processo cuidadoso, individualizado e pensado para compreender como a criança se comunica, sempre respeitando suas particularidades.
O que é a avaliação fonoaudiológica da fala?
A avaliação fonoaudiológica da fala tem como objetivo investigar como a criança produz os sons da fala, se consegue se expressar de forma clara e se sua comunicação está adequada para a idade.
Mais do que observar se a criança “fala certo ou errado”, a fonoaudióloga analisa todo o processo comunicativo, considerando aspectos motores, linguísticos e funcionais.
É importante destacar que a avaliação não é apenas uma prova e não busca rotular a criança. Busca entender suas necessidades para orientar a família da melhor forma possível.
Entrevista com os pais
A avaliação começa com uma entrevista detalhada com os pais ou responsáveis, chamada de anamnese. Nessa etapa, a fonoaudióloga irá perguntar sobre o desenvolvimento da criança desde a gestação até os dias atuais, seu histórico de saúde, rotina diária, hábitos e interesseses e a respeito das queixas da família sobre a sua comunicação.
Avaliação direta com a criança
Tudo acontece sem cobranças ou pressões. A criança é respeitada em seu ritmo e estimulada a se expressar de forma natural. Assim, conseguimos conhecer o sistema fonológico da criança, ou seja, quais sons da língua já adquiriu e como os organiza em sua fala.
A fonoaudióloga pode também utilizar testes e protocolos padronizados, adequados à idade da criança. Esses instrumentos ajudam a complementar a avaliação, oferecendo parâmetros objetivos sobre o desenvolvimento da fala e da linguagem que auxiliam no planejamento terapêutico.
Vale ressaltar que esses testes não visam comparar a criança com outras. Servem como ferramentas para compreender e acompanhar seu próprio desenvolvimento.
Além da fala, a fonoaudióloga também avalia as estruturas e funções orofaciais que podem interferir diretamente na fala, como:
- Lábios, língua, bochechas, dentes e palato
- Respiração, mastigação e deglutição
O que acontece após a avaliação?
Após a coleta de todas as informações necessárias, a fonoaudióloga realiza uma análise detalhada dos dados, elabora o relatório da avaliação e agenda a sessão de devolutiva com os responsáveis. Nessa conversa, são explicados os resultados da avaliação, dadas as orientações iniciais e, se necessário, é feita a indicação de terapia fonoaudiológica.
Quando indicado, o tratamento é planejado de forma personalizada, sempre contando com a família incluída. Para o sucesso do processo terapêutico, a participação ativa da família é fundamental!
Em resumo:

A terapia fonoaudiológica, quando indicada, não apenas melhora a qualidade da fala, mas traz também mais confiança para a criança interagir em diferentes situações e ambientes comunicativos, melhorando sua qualidade de vida.
Se você tem dúvidas sobre a fala do seu filho, procure uma fonoaudióloga. Cuidar da comunicação é cuidar do desenvolvimento da criança como um todo.
O próximo artigo irá abordar como funciona a terapia fonoaudiológica para a Fala.
Karoline Araujo dos Santos é Fonoaudióloga da Clínica Fluir Terapias Integrada



