Fluir Terapias Integradas

Você tem um aluno que gagueja?

Você tem um aluno que gagueja?

Você tem um aluno que gagueja e não sabe como ajudá-lo?

Inicialmente, converse com os pais ou responsáveis pelo aluno e pergunte se ele já faz fonoterapia. Peça o contato do profissional que o acompanha e converse com ele para receber mais informações e orientações sobre gagueira.

Caso ele não esteja em fonoterapia, sugira que procurem avaliação com um especialista. Quanto mais próximo do surgimento da gagueira se inicia a intervenção, melhores são as chances de remissão ou melhora do quadro.

Converse com seu aluno e entenda como ele lida com a gagueira. Diga que percebe que falar é difícil para ele em alguns momentos, mas que está tudo bem. Verifique se ele se sente confortável em falar ou ler em voz alta na sala de aula. Incentive seu aluno a participar das aulas sempre que quiser e garanta a ele um ambiente de escuta respeitosa. Combine um sinal que ele possa usar sempre que quiser falar.

Quando ele estiver falando, não o apresse para terminar, não o interrompa, nem complete sua fala. O aluno que gagueja sabe exatamente o que quer falar, só precisa de um tempo maior para isso. Valorize sempre a sua participação, diga o quanto suas contribuições foram importantes e que ele pode falar mesmo que gaguejando.

Aproveite para conversar com a turma sobre as diferenças entre eles e sobre as facilidades e dificuldades que todos têm em uma ou outra área.  Aborde a questão do respeito e diga que não serão admitidas risadas ou comentários ridicularizando as diferenças ou dificuldades.

Explique o que é gagueira e como podem, juntos, criar um ambiente seguro para o aluno que gagueja. Dependendo da idade, seu aluno pode ajudar a preparar esta conversa com a turma.

Acolhimento e palavras de apoio são muito importantes!

Camila Di Ninno é fonoaudióloga da Clínica Fluir Terapias Integradas

COMPARTILHE:

Qual a importância do Sono para as crianças e adolescentes?

Ter uma boa noite de sono auxilia a redução de sonolência diurna, melhora de foco e concentração, consolidação de memória, regulação de humor e redução de estresse e de reatividade. Ao perceber qualquer indício de problema para dormir é necessário que os pais busquem ajuda com profissional especializado em Sono. Este profissional irá identificar, fará encaminhamentos necessários e organizará o tratamento do Distúrbio de Sono, visando reduzir os sintomas relacionados e melhorar a qualidade de vida.

Férias de julho – tempo de descobertas e conexões para crianças, adolescentes e famílias

As férias estão chegando e com ela vem a imagem do caos para muitas famílias. Crianças e adolescentes sem compromissos, sono atrapalhado, alimentação descuidada e muito tédio para administrar. A imagem torna-se um cenário aparentemente sem solução quando acontece a quebra de rotina escolar e a manutenção das atividades laborais dos pais. O que fazer? Será que não há alternativa entre a rotina e o caos?
Convidamos vocês a leitura e esperamos que ao final concorde conosco que há muitas possibilidades entre a rotina e o caos que poderão fazer das férias uma oportunidade única para fortalecer vínculos, promover desenvolvimento além de criarem memórias