Fluir Terapias Integradas

Dor de ouvido no avião

Dor de ouvido no avião

Dor de ouvido no avião

Por que é tão comum os bebês chorarem em viagens de avião?

A principal causa costuma ser o desconforto no ouvido devido à mudança de altitude e pressão. Se nós sentimos uma pressão no ouvido durante a decolagem e, em especial na aterrissagem, imaginem os pequenos. Bebês e crianças apresentam mais dificuldade para equalizar a pressão dos ouvidos do que os adultos. Por este motivo é tão comum os sinais de irritação e choro.
O que acontece nos ouvidos durante o voo?

 

A Tuba Auditiva é um canal que liga a porção posterior do nariz à orelha média e é responsável pelo equilíbrio entre a pressão dentro e fora da orelha. O adequado funcionamento da tuba auditiva durante o voo é essencial para manter este equilíbrio. Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica e vice-versa. Portanto, quando o avião decola, a pressão atmosférica diminui e o volume de ar dentro da orelha média aumenta e seu excesso precisa ser eliminado pela tuba auditiva. Durante a aterrissagem ocorre o contrário, a pressão atmosférica aumenta e o volume de ar dentro da orelha média diminui e é necessário que a tuba auditiva se abra para permitir a entrada de ar. Tudo isso pode passar quase despercebido se a tuba auditiva estiver funcionando bem.

 

Como evitar que o bebê tenha dor de ouvido durante o voo?

Para prevenir a dor de ouvido, deve-se fazer uma boa lavagem do nariz com solução fisiológica antes da viagem. O nariz vai funcionar melhor e a tuba auditiva também, o que diminuirá muito a chance de dor de ouvido.

Se possível, evite viajar de avião quando o bebê estiver resfriado, pois haverá maior dificuldade para equalizar a pressão da orelha. Se não for possível adiar a viagem, peça orientação para seu médico pediatra ou otorrinolaringologista.

Durante a decolagem e, principalmente antes de iniciar o procedimento de descida (peça ao comissário para avisá-la), acorde o bebê e coloque-o para mamar ou ofereça uma chupeta. Durante o sono, a capacidade de equalizar esta pressão fica diminuída. Para crianças maiores, sugerimos oferecer um líquido para beber no canudinho ou uma goma de mascar. Os movimentos de sucção, mastigação e deglutição ativam a musculatura responsável pela abertura da tuba auditiva. Incentivar o bocejo também pode ajudar a equalizar a pressão.

Se seu filho apresenta com frequência problemas de ouvido, consulte um médico otorrinolaringologista. Um fonoaudiólogo poderá ser indicado para estimular o funcionamento adequado da tuba auditiva.

COMPARTILHE:

Qual a importância do Sono para as crianças e adolescentes?

Ter uma boa noite de sono auxilia a redução de sonolência diurna, melhora de foco e concentração, consolidação de memória, regulação de humor e redução de estresse e de reatividade. Ao perceber qualquer indício de problema para dormir é necessário que os pais busquem ajuda com profissional especializado em Sono. Este profissional irá identificar, fará encaminhamentos necessários e organizará o tratamento do Distúrbio de Sono, visando reduzir os sintomas relacionados e melhorar a qualidade de vida.

Férias de julho – tempo de descobertas e conexões para crianças, adolescentes e famílias

As férias estão chegando e com ela vem a imagem do caos para muitas famílias. Crianças e adolescentes sem compromissos, sono atrapalhado, alimentação descuidada e muito tédio para administrar. A imagem torna-se um cenário aparentemente sem solução quando acontece a quebra de rotina escolar e a manutenção das atividades laborais dos pais. O que fazer? Será que não há alternativa entre a rotina e o caos?
Convidamos vocês a leitura e esperamos que ao final concorde conosco que há muitas possibilidades entre a rotina e o caos que poderão fazer das férias uma oportunidade única para fortalecer vínculos, promover desenvolvimento além de criarem memórias