Fluir Terapias Integradas

LOGO FLUIR TERAPAIS INTEGRADAS

Será que meu filho escuta bem?

Será que meu filho escuta bem?

Mesmo que seu filho tenha feito o “teste da orelhinha” na maternidade e o resultado tenha sido normal, é importante ficar atento à sua audição. Com o passar do tempo, o acúmulo de cera nos ouvidos, episódios de otite ou doenças como meningite, sarampo, rubéola e caxumba podem causar uma perda auditiva.

Uma boa audição é muito importante para o adequado desenvolvimento da fala, para a socialização da criança e para a aprendizagem de maneira geral. Perdas auditivas profundas nas duas orelhas costumam ser facilmente identificadas pelas famílias, mesmo em bebês bem novos. No entanto, se a perda é leve ou se ela acomete apenas uma das orelhas, nem sempre é fácil de ser percebida pelos pais.

Veja abaixo alguns sinais que podem indicar uma perda auditiva nas crianças.

Se seu filho…

– Não se assusta nem acorda com sons intensos, como o bater de uma porta, o trovão ou um objeto caindo

– Está demorando a falar e usa gestos para se comunicar, ou apresenta muitas trocas na fala

– Parece não ouvir sons baixinhos, como o barulho da chuva, da chave girando na fechadura e de passos se aproximando, mesmo quando a casa está silenciosa

– Fala muito alto, em forte intensidade, de forma desproporcional à distância em que se encontra em relação à outra pessoa

– Parece não escutar bem a TV no volume que é confortável para os outros membros da família. Pede para aumentar o som ou senta muito perto do aparelho

– Olha muito para a boca ou vira uma das orelhas na direção de quem está falando com ele

– Tem dificuldade para entender o que as pessoas falam e pede com frequência para repetir (“Ãh?”, “O que?”)

– Vive distraído, no “mundo da lua”

… pode ser um sinal de que não está escutando bem.

Na dúvida, consulte um fonoaudiólogo ou converse com o seu médico e peça a ele que solicite uma avaliação da audição. O tratamento para perdas auditivas leves ou moderadas costuma ser bastante eficaz e o resultado no desenvolvimento das crianças é surpreendente!

COMPARTILHE:

O que é uma sessão de devolutiva?

Ao final do processo de avaliação que se inicia com a entrevista com os responsáveis e continua com a avaliação da criança propriamente dita, temos a sessão de devolutiva da avaliação. Consideramos esta uma das sessões mais importantes.
Nesta sessão apresentamos o relatório da avaliação. Lemos o resumo dos dados obtidos na anamnese, confirmamos algumas informações e acrescentamos outras perguntas que possam ter surgido após o contato direto com a criança. Mostramos os resultados da avaliação, verificamos se está de acordo com a percepção da família e esclarecemos as dúvidas. Damos o diagnóstico fonoaudiológico e falamos sobre a conduta indicada naquele momento. Por fim, orientamos a família sobre como proceder em casa em relação às dificuldades apresentadas pela criança e como podem criar uma rotina e um ambiente comunicativo mais favorável ao seu desenvolvimento.